Festival Interdisciplinar de Comunicação. Realizaçãodo 5º semestre de Publicidade e Propaganda do IBES/SOCIESC.
14 de Março de 2009

… AGIR LOCALMENTE

 

A ideia de PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE é de autoria de Philip Kotler (“guru” de marketing de todos os tempos) e é aplicada hoje no mundo inteiro.

 

Vamos exemplificar??

O BIG MAC da rede de fast-food do McDonald’s. É um sanduíche vendido em mais de 100 países de forma padronizada. PORÉM, na Índia, o BIG MAC é com carne de carneiro, visto que a vaca é um animal sagrado para a população. É o único país com ingrediente diferenciado (troca da carne bovina pela carne de carneiro). Por quê?? Porque o McDonald’s pensa globalmente, MAAAAS… age localmente (respeita a cultura de cada país).

 

Kotler foi um dos primeiros a analisar as reais dimensões da globalização do ponto de vista do marketing e auxilia empresas como IBM, Apple e Ford, entre outros.

 

Os países e as pessoas do mundo são diferentes e isso significa que uma técnica de marketing bem sucedida em um país não irá automaticamente funcionar em outro. É importantíssimo saber como ajustar o conceito a um produto ou negócio em particular, ou seja, precisamos ter a capacidade de PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE.

O “produto global” pode ser o mesmo em todos os lugares e ainda assim ser diferente.

 

O posicionamento da marca e a missão, visão, valores e crenças da organização precisam ser definidos, observados e seguidos à risca pela estrutura central e por todos os que estão à volta dela. Porém, sem se esquecer de agir de acordo com as necessidades específicas de cada local.

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