Entre citações e desenhos, o foco maior no assunto abordado por Bernardo foi "VOCÊ SABE OUVIR"? Segundo Bernardo, é o ouvir que faz a brutal diferença na vida dos comunicadores, pois ouvir não é apenas um ato físico. O feedback é um processo de orientação, de conversa e os consumidores muitas vezes fazem parte do processo de acertos no que está errado e de pontuações do que está certo. É numa conversa de maneira adequada que a crítica será construtiva.
A falta do feedback causa insegurança, quebra de autoestima, depressão. Um produto não pode ter essas características, portanto, não pode deixar de existir o feedback, e principalmente, a aceitação desse feedback. A comunicação é tornar comum. É fazer com que a mensagem seja comum por intermédio da conversa.
Bernardo conta que o grau de exigência no conhecimento que as pessoas têm está subindo. As empresas se preocupam com o comprometimento dos funcionários. Com o SABER X SABER FAZER X FAZER AS PESSOAS FAZEREM. Os líderes têm que saber ensinar antes de qualquer coisa e passar adiante seu conhecimento e as pessoas só aprenderão com a prática.
Citando Peter Drucker, Bernardo destaca: "é necessário fazer certo as coisas certas" e para finalizar, cita o poeta português Fernando Pessoa:
"Temos inteligência?
Agir, eis a inteligência verdadeira.
Serei o que quiser.
Mas tenho que querer o que for.
O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito.
Condições de palácio tem qualquer terra larga,
mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"