Festival Interdisciplinar de Comunicação. Realizaçãodo 5º semestre de Publicidade e Propaganda do IBES/SOCIESC.
16 de Junho de 2010

Bernardo Leite - 3º Festival ICOM - 2010
  
 
 
Além do Marcello Serpa, o primeiro dia do 3º Festival ICOM contou com a palestra do Bernardo Leite, sócio diretor da Bernardo Leite - Consultoria Empresarial e da RH Estratégia - Recrutamento e Seleção. Bernardo falou sobre COMUNICAÇÃO E FEEDBACK como ferramentas essenciais para a liderança.

 

Entre citações e desenhos, o foco maior no assunto abordado por Bernardo foi "VOCÊ SABE OUVIR"? Segundo Bernardo, é o ouvir que faz a brutal diferença na vida dos comunicadores, pois ouvir não é apenas um ato físico. O feedback é um processo de orientação, de conversa e os consumidores muitas vezes fazem parte do processo de acertos no que está errado e de pontuações do que está certo. É numa conversa de maneira adequada que a crítica será construtiva.

 

A falta do feedback causa insegurança, quebra de autoestima, depressão. Um produto não pode ter essas características, portanto, não pode deixar de existir o feedback, e principalmente, a aceitação desse feedback. A comunicação é tornar comum. É fazer com que a mensagem seja comum por intermédio da conversa.

 

Bernardo conta que o grau de exigência no conhecimento que as pessoas têm está subindo. As empresas se preocupam com o comprometimento dos funcionários. Com o SABER X SABER FAZER X FAZER AS PESSOAS FAZEREM.  Os líderes têm que saber ensinar antes de qualquer coisa e passar adiante seu conhecimento e as pessoas só aprenderão com a prática. 

 

Citando Peter Drucker, Bernardo destaca: "é necessário fazer certo as coisas certas" e para finalizar, cita o poeta português Fernando Pessoa:

 

"Temos inteligência?

Agir, eis a inteligência verdadeira.

Serei o que quiser.

Mas tenho que querer o que for.

O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito.

Condições de palácio tem qualquer terra larga,

mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Posts mais comentados
1 cometário
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Esperemos agora pelo proximo, Clara
Adoramos encontrar essa reportagem no blog!!!foi m...
blogs SAPO