Festival Interdisciplinar de Comunicação. Realizaçãodo 5º semestre de Publicidade e Propaganda do IBES/SOCIESC.
18 de Junho de 2010

Ontem participei de dois Workshops no 3º Festival ICOM: Marketing Experiencial com a Cátia Klöhn da Atlântida e Promoções e Eventos com Walter Blaffert da Brava Propaganda.

 

Resolvi que vou comentar a respeito do Workshop sobre Marketing Experiencial, que foi o que mais me agradou.

 

O Marketing Experiencial ou Experimental é o trabalho realizado em publicidade que trabalha o sensorial, sentimental e emocional das pessoas. Um exemplo utilizado pela Cátia foi o cheiro de café da Starbucks, que atrai os inúmeros consumidores pelo aroma exalado no ambiente por uma máquina especial para isso. Aham... bem nessa... existe uma máquina que exala o aroma do café pelo local para atrair consumidores e esta é a estratégia de Marketing Experiencial aplicada.

 

Esta ação pode ser pelo cheiro, pela música, por ação de guerrilha, eventos ou marketing promocional. Os 5 MEES propostos por Schmitt, segundo pesquisa da Cátia, são:

a)   Sensação

b)   Sentimento

c)   Ação

d)   Pensamento

e)   Identificação.

 

Só para exclarecer, meu sobrenome é Schmitt, mas esse Schmitt não é parente meu não rsrs... para quem tiver interesse, trata-se de Iben Schmitt.

 

Conforme exposto pela Cátia, as experiências duram a vida toda e a ação experiencial tem três etapas: ANTES DA AÇÃO, DURANTE e PÓS AÇÃO. Como se fosse uma viagem, que você primeiro tem os p+reparativos, cronogramas e valores. Daí vêm a viagem com a escolha do avião, os lugares e os restaurantes onde realizar as refeições. No final das contas, o que você traz são as lembranças, as fotos e os presentes.

 

Mais um exemplo citado por Cátia foi do Sonho de Valsa.

 

 

Este comercial foi extremamente experiencial. Remeteu ao pedido de namoro de meu namorado para mim. Foi um momento lindo que tive com sonho de valsa. Ele me deu a aliança de namoro dentro de um sonho de valsa, onde eu nem esperava e foi um momento muito marcante. Cada vez que como um bombom desses, lembro da cena... Linda cena!!

 

 

 

Obs: O vídeo que ela apresentou foi o da roda gigante, mas particularmente, acho que esse é mais experiencial hehehe

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
arquivos
Posts mais comentados
1 cometário
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Esperemos agora pelo proximo, Clara
Adoramos encontrar essa reportagem no blog!!!foi m...
blogs SAPO